Fiesc certifica indústrias madeireiras em programa de competitividade

 

Nove indústrias do setor madeireiro da Serra Catarinense receberam a certificação do quinto ciclo do Programa de Encadeamento Produtivo para a Competitividade (PEPC). A solenidade foi realizada nesta quarta-feira (30), na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) na Serra Catarinense.

 

O Programa de Encadeamento Produtivo PEPC tem amplitude nacional e é gerenciado e coordenado pelo Instituto Euvaldo Lodi. Santa Catarina é um dos pioneiros no desenvolvimento do Programa em parceria com indústrias âncoras e sindicatos. O foco é a ampliação da competitividade de pequenas e médias indústrias, entre elas associadas, fornecedoras, parceiros estratégicos.

 

Resultados importantes

 

Entre os principais resultados gerados na implementação das ações está a redução dos desperdícios, que promovem a redução dos custos e, consequente, ganhos de produtividade, proporcionando aumento da eficiência para o fortalecimento da competitividade.

 

A madeireira JJ Thomazi foi uma das participantes. Andrigo Brider e Fernando Cunha Bleyer falaram sobre como foi o trabalho na empresa e sobre os resultados alcançados. Com o programa foi possível aumentar a produtividade em uma de suas linhas, otimizar recursos, melhorar a organização e comunicação interna. “Conseguimos perceber e melhorar coisas simples na empresa. A consequência disso é o ganho na produtividade ”.

 

O vice-presidente da Fiesc, Israel José Marcon, lembra que o programa começou há quatro anos com quatro empresas do setor madeireiro e outras quatro da construção civil. O número de participantes de base florestal mais que dobrou nesse período. “Conseguimos mobilizar e oferecer serviços que fizeram os associados transformar suas indústrias. Foi possível trocar experiências e fortalecer o associativismo”.

 

Setor em crescimento

 

Além de resultados individuais, o programa possibilita uma radiografia importante do setor, o que facilitará a formação de estratégias de trabalho. O presidente do Sindimadeira, José César Feldhaus, reforça que o programa encorajou empresários a fazerem investimentos importantes e que neste ano , ao contrário de muitas outras áreas, a geração de empregos aumentou em mais de 10%.

 

“Essa foi uma resposta muito positiva para economia e uma mostra que o setor madeireiro, tradicional na região, está forte e será ainda mais”, diz Feldhaus lembrando que é importante a participação e o conhecimento adquirido em programas como este da Fiesc.

 

Empresas certificadas

 

* Blue Forest Comercial Exportadora e Importadora Ltda

 

* Boa Esperança Ind. Com. e Exportação de Madeiras Ltda

 

* Cefram Madeiras Ltda

 

* Jair Phillipi Madeiras e Fruticultura Ltda

 

* JJ Thomazi Cia Ltda

 

* Laminadora São Caetano Ltda

 

* Madepar Indústria e Comércio de Madeiras Ltda

 

* P&P Móveis e Confecções Ltda

 

* Pinheirinho Madeiras Ltda

 

 

 

 

 

Texto e fotos: Catarinas Comunicação 

 

Previsão do Tempo

                                

Contato


captcha
Powered by BreezingForms

Localização


Rua Nossa Senhora dos Prazeres, 102 - Centro ⁞ Lages/SC ⁞ CEP: 88502-230 ⁞ Fone: (49)3222-3747 / (49) 8828-4798