Fiesc e Cav

Pelos próximos seis meses, equipes do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) e  o Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias e Tanoarias de Lages (Sindimadeira) estarão imbuídas em fazer um inventário das florestas plantadas na região da Serra Catarinense. O convênio de cooperação técnica entre o Sindicato e a Fundação Instituto de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão (Fiepe) ocorreu nesta quinta-feira (11) com a presença  da vice-presidência da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e professores da instituição.

Chamado de Distribuição Espacial das Florestas Plantadas na Região Serrana de Santa Catarina, o estudo dará um panorama do total de área de florestas comerciais plantadas. O presidente do Sindimadeira, José Cesar Feldhaus, explica que o estudo inédito dará condições de prognosticar o potencial produtivo de matéria-prima da madeira. “ Para o setor vai ser muito importante esse levantamento de dados porque teremos subsídios para planejar melhor um período de mais de vinte anos”.

O vice-presidente da Fiesc para a Serra, Israel Marcon, que também é industrial madeireiro, reforça a importância dessa atividade. “ Com esse inventário será possível pensar em estratégias assertivas e ter uma visão mais concreta do futuro. O que é fundamental para desenvolvimento do setor”.

Por meio dos convênios de cooperação técnica, a Fiepe consegue auxiliar de forma mais rápida esse tipo de pesquisa. “ Nossa missão é essa. Agilizar ações que poderiam demorar um pouco mais”, reforça o presidente Alceu Mezzalira. A instituição designou que os professores Marcos Bendito Schimalski e Veraldo Lisenberg coordenem as atividades.

Texto e fotos: Catarinas Comunicação