A importância econômica, social e ambiental das florestas plantadas

As florestas se destacam por oferecer importantes contribuições nos aspectos econômicos, sociais e ambientais.

Em particular, as florestas plantadas têm assumido relevância crescente ao servirem como fonte de matéria prima florestal, ao mesmo tempo em que colaboram para reduzir a pressão sobre as florestas nativas, além disso, atuam como um dos principais recursos no combate às causas das mudanças do clima, devido à sua alta capacidade de fixar o carbono atmosférico. As florestas plantadas estão sendo cada vez mais utilizadas para reabilitar ou proteger áreas degradadas afetadas pela erosão ou por atividades antrópicas como a pecuária extensiva e a mineração, os benefícios ambientais compreendem ainda a melhoria da fertilidade do solo, a reciclagem de nutrientes e a proteção de bacias hidrográficas e da biodiversidade.

Os benefícios econômicos das florestas plantadas no fornecimento de matériaprima para o desenvolvimento industrial são incontestáveis e confirmados pela participação nos mercados nacional e internacional de produtos florestais, bem como na arrecadação de tributos.

No âmbito social, as atividades da cadeia produtiva do setor promovem a geração de empregos e renda na área rural, e ao fixarem as populações no campo, auxiliam na redução do êxodo rural.

No Brasil destacam-se, em termos de área plantada total, espécies comerciais de rápido crescimento dos gêneros eucalipto e pinus, que são as mais comumente plantadas nas regiões tropicais e subtropicais, onde encontram uma vasta gama de aplicação e trazem ampla contribuição ao país.

Nesse contexto, o Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias e Tanoarias de Lages – SINDIMADEIRA, disponibiliza aos seus associados e demais investidores do segmento florestal os serviços abaixo listados;

·       Orientações nas áreas de Plantio, Tratos Culturais, Poda, Desbaste e Colheita;

·       Inventário Florestal Georeferenciado;

·       Orientação de Manejo Integrado de Pragas;

·       Certificado Fitossanitário de Origem CFO e CFOC;

·       Licenciamento Ambiental – LAP, LAI e LAO (Madeireira e Reflorestamento);

·       Avaliação de Reflorestamentos;

·       Programa de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos Industriais – PGRSI;

·       Cadastro Ambiental Rural – CAR.

Ou pelos telefones: + 55 49 3222 3747  + 55 49 9971 9433