UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA

Em meados de 1945 foi formalizada a Associação dos Produtores de Madeira da Região Serrana. Por cerca de dois meses o Dr. João Pedro Arruda esteve à testa da Associação. A organização da classe madeireira era um sinal evidente de que um novo modelo econômico que se somava à economia de base agropecuária estava implantado e havia chegado para ficar. A documentação disponível indica a relação dos Diretores da Associação de Produtores de Madeira da Região Serrana, da gestão de junho de 1949 de 31 de Dezembro de 1950.

Em 22 de Dezembro de 1956, no Salão Nob re da Escola Normal “Vidal Ramos” situada na Praça João Costa em Lages, foi realizada uma assebleia Geral da Associação para deliberar sobre a transformação da Entidade em Sindicato de Classe. A mesa coordenadora dos trabalhos foi composta por Ari Waltrick da Silva, Oscar Schweitzer, Annuncio Spadinui e Antenor Vieira Borges, respectivamente, Presidente, Vice-Presidente, Secretário e Tesoureiro da Entidade.

No dia 18 de Janeiro de 1957, a Associação recebeu o reconhecimento oficial como Entidade Sindical através da Carta Registro Sindical nº 101.840 emitida pelo então Ministério de Estado dos Negócios do Trabalho, Indústria e Comércio. A jurisdição do Sindicato compreendia Lages, Curitibanos, São Joaquim, Campos Novos, Herval D´Oeste, Capinzal e Rio do Sul. Os municípios da AMURES em sua maioria, ainda eram Distritos de Lages.

MISSÃO, VISÃO E VALORES

AÇÕES EM BENEFÍCIO DO SETOR

2019

Sindimadeira em parceria com FIESC/SENAI, promovem a implantação do EJA Profissionalizante. Possibilitando cerca de 94 trabalhadores concluírem o ensino médio juntamente com o curso profissionalizante de Assistente de Controlador de Qualidade.

2018

Sindimadeira em parceria com FIESC/SENAI promove o primeiro curso Técnico em Processamento da Madeira. Tendo como duração dois anos, capacitando cerca de 24 trabalhadores na primeira turma.

2014

Sindimadeira em parceria com o IEL, promove o Programa de Desenvolvimento de Cadeias Produtivas (PDCP). Redução de 40% no tempo de paralização das máquinas e diminuição de 25% nos custos operacionais de empacotamento.

2014

Sindimadeira em parceria com a Udesc, promove a realização de inventário florestal. O mapeamento identificou e quantificou áreas e florestas plantadas de pinus e eucalipto na Região da Serra Catarinense.

2012

Sindimadeira em parceria com outras entidades e junto ao Governo do Estado habilita crédito presumido na base de cálculo do ICMS para madeira de reflorestamento.
Pleito do Sindimadeira, visando aumento da competitividade do Setor é atendido pelo poder executivo do Estado, o mesmo continua vigente, representando uma redução efetiva de 4,5% no ICMS da madeira.

2011

Sindimadeira promove o primeiro encontro Latino-Americano de base florestal em Lages.
Sindimadeira promove a priemira Feira Florestal e Biomassa, apresentando as potencialidades do Setor de Base Florestal, com foco na busca por novas tecnologias, aliada a conquista de novos mercados.

2007

Sindimadeira lança Projeto Kit Casa Popular em Madeira. O projeto tem por objetivo, viabilizar habitações ecologicamente corretas, com preços atrativos para a população.

2006

Adesão do Sindimadeira ao programa do governo estadual - Compex Pró Emprego - o mesmo possibilitou às empresas, melhorias no seu parque fabril bem como contratação de mão de obra.

2005

Sindimadeira lança obra Alusiva a História da Indústria da Madeira. Obra conta a história da Indústria da Madeira na Região da Serra Catarinense no período 1940/2015.