A nova indústria está relacionada às relações humanas mais do que ao uso da tecnologia
Até sábado (25), a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), realiza a 11ª Semana da Indústria com programações gratuitas todos os dias. Assim como nas outras regiões do estado, na Serra Catarinense uma série de atividades estão sendo desenvolvidas para debater a indústria do futuro. Na quarta-feira (22), a psicóloga com mais de 15 anos de experiência na área de desenvolvimento humano e comportamental, Tuly Rocha, falou sobre “O impacto da liderança nos resultados de um negócio e a influência das pessoas dentro de uma organização.
Contando suas experiências com liderança, desenvolvimento e gestão de pessoas, Tuly abordou um aspecto importante para os gestores e colaboradores da indústria. Ela destaca que a relação entre as pessoas faz com que a operação de uma empresa flua normalmente em busca do avanço e do crescimento. Sobre as disputas entre setores dentro das empresas, alerta. “Não são benéficos, visto que ambos, colaboradores e gestores necessitam um do outro para trabalharem em conjunto na busca de obter os resultados e metas propostas”.
A especialista reforça, ainda, a importância de conciliar o contato entre as pessoas e o uso da tecnologia. “Não é possível falar de indústria sem falar das pessoas. A quinta revolução industrial vai trazer a relação daquilo que é tecnológico e acelerou o mundo em que a gente vive, mas também dará atenção às pessoas que fazem parte desse processo”.
O processo de evolução envolve a ligação entre as pessoas, a forma como se tratam, o afeto e as formas de reconhecimento dentro das empresas por parte dos gestores. “É fazer com que as pessoas se conectem de forma correta e saudável para o negócio. Não é possível fazer gestão somente pelo WhatsApp. É necessário o contato, o olho no olho, é importante entender os desejos”, comenta.
O mundo vive a “Era da Experiência”, onde as pessoas se reinventam e arriscam novos caminhos em busca da sua satisfação pessoal e profissional que, na maioria das vezes, estão interligadas. Ela lembra que pessoas que são engajadas, que amam o que fazem e possuem engajadores por trás delas, têm um resultado completamente diferente. “As empresas decidem quem querem ter no seu negócio, e quem são as pessoas que transformaram suas equipes em equipes de alto desempenho. É preciso entender que resultado e negócio não podem ser desvinculados das pessoas”, finaliza.
A programação da Semana da Indústria segue na sexta-feira (24), com a Trilha SIPAT na indústria. O evento ocorre às 8h30min, no salão social do Sesi, no bairro Gethal, em Lages. No sábado (25), a partir das 9h, haverá o Torneio da Indústria, com a participação de trabalhadores da indústria e familiares. A atividade será realizada também na unidade do Sesi.